Dormir emagrece?

Se você é daqueles que acha que dormir é perda de tempo, perca já esse conceito! O sono pode ser fator decisivo na hora de emagrecer.

Você ouve a mesma história sobre os benefícios do sono desde criança, mas continua achando que é só mito? Então está na hora de começar a levar esse papo a sério. Dormir é fundamental para diversas funções, e influi na perda de peso. Pode ser, inclusive, a diferença entre emagrecer rápido ou se matar na dieta e continuar sem resultados.

Perdendo gordura durante o sono

Bom sonoÉ uma das diferenças principais de uma boa noite de sono. Para quem ainda está um pouco perdido: podemos perder peso de diversas formas, mas a que estamos interessados é em queimar a gordura (que é a que te faz ter barriga e celulite). É por isso que parar de comer ou fazer dietas loucas não funciona.

Eventualmente você vai começar a queimar gordura, mas vai ter perdido muito mais massa magra antes. Mesmo na dieta consciente, que alia exercícios a reeducação alimentar, a queima de gordura pode ser complicada. E é ai que o sono entra.

Um estudo da Universidade de Chicago, veja mais, conseguiu comprovar o sabedoria popular. O projeto acompanhou a rotina de dez pessoas acima do peso. Divididos em dois grupos, a todos foi proposta uma dieta com cerca de 1800 calorias, 90% do que é a necessidade diária para manter o peso (essa quantia pode, claro, variar de pessoa a pessoa), mantida por 14 dias.

A diferença dos dois grupos era que, na segunda fase da pesquisa, um grupo ia dormir cerca de 8,5h por noite, enquanto os outros cinco voluntários iriam dormir apenas 5,5h.

Analisados durante mais 14 dias, com a mesma ingestão calórica no início, o resultado foi que ambos emagreceram a mesma quantidade. Porém, com uma diferença marcante: quem dormiu mais, perdeu o peso em gordura. Já o grupo dos que dormiram pouco, a maior parte do peso foi em músculos.

Sono na AcademiaLeptin e Ghrelin: são esses os dois hormônios responsáveis pelo resultado da pesquisa. O primeiro causa sensação de saciedade, e pode cair drasticamente quando o sono não está legal, dando lugar a atuação do segundo, o ghrelin. Esse pequeno vilão faz com que o corpo gaste menos energia, armazenando mais gordura e te causando mais fome.

E não adianta ficar bravo, porque faz sentido. Se você não dormiu bem, não descansou o suficiente e não deu tempo para seu corpo fazer os reparos necessários, você está cansado. Quitoplan, e na programação do corpo humano, isso significa que precisa sim diminuir o metabolismo, ou não vai conseguir ficar em alerta caso aconteça algo.

 

Benefícios Extras do sono

beneficios do sono

  • A falta de sono pode te deixar sem vontade de se exercitar, o sono saudável dá mais disposição para enfrentar o dia de bom humor e não sair do cronograma.
  • Seguindo o ritmo do seu corpo, você também se dá condições de manter a força de vontade. Em um organismo cansado, é muito mais fácil ceder as tentações, àquele famoso “só por hoje”.
  • Dolorido da musculação ou do exercício? Saiba que é durante o sono que reparamos os danos causados durante o dia, e portanto podemos demorar menos tempo para nos livrarmos da dor chata de quem largou o sedentarismo.
  • Dormir bem, no ambiente adequado, previne doenças tais como o Parkinson, e protege de doenças cardíacas. Quando não dormimos tempo suficiente, ou mantemos luzes ligadas no quarto (celular, notebook, tv, quitoplan funciona…), nosso cérebro não descansa direito. Isso faz com que, no dia seguinte, ele esteja muito mais alerta. E isso não é bom como parece: diminui a capacidade de tomar decisões e aumenta a ansiedade e o estresse.
  • O sono dá uma ajudinha extra à beleza, e se sentir bem é essencial para continuar firme no objetivo de conquistar o peso sonhado. Nada é mais motivante que se olhar no espelho e ver resultados. E numa cara cansada, com linhas de expressão pronunciadas pela falta de sono e com olheiras, isso não é possível.

 

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