O poder dos alimentos no combate a TPM

O poder dos alimentos no combate a TPM (Tensão Pré-Menstrual) já é uma realidade. As mulheres que fazem uso desses alimentos passam pelo período com uma redução de 40% dos indesejáveis efeitos da TPM, assim conseguem se livrar das cólicas, irritação, tristeza, inchaço, descontrole no apetite e desconforto abdominal.

Estudos comprovam que mulheres que ingerem durante o período menstrual alimentos ricos em ferro e zinco, além de alimentos ricos em fibras sentem redução da TPM.

O efeito do ferro na redução da TPM é um fato, mas não é qualquer tipo de ferro que proporciona o bem-estar.

O mineral ferro somente surte efeito caso não seja do tipo “heme“. O alimentos ricos em ferro do tipo “não heme” são, entre outros:

  • amêndoas secas
  • grãos integrais
  • rúcula.

Mas cuidado com os excessos na quantidade de ferro. A quantidade de ferro deve ser avaliada por um profissional, porque ingerir uma quantidade de ferro superior nunca superior a 20 miligramas diárias pode causar danos ao coração e ao fígado. A quantidade de ferro ingerida pela mulher no período da TPM também deve ser avaliada, nada de excessos no consumo. Assim como o ferro, a quantidade de zinco também deve ser controlada.

Na combinação de alimentos para reduzir o desconforto provocado pela TPM está um forte aliado, o mineral zinco, presente nas carnes vermelhas, nas ostra, no camarão, no peixe e nas oleaginosas.

A mulher não pode ingerir mais de 8 miligramas por dia, portanto a quantidade de zinco deve ser controlada, para não acarretar em danos à saúde.
Um bife de contrafilé com 100 gramas de peso já tem 5 miligramas do nutriente.Junto com o ferro e o zinco, as fibras também são eficazes, porque diminuem o desconforto abdominal.

Diminuir desconforto abdominal

O desconforto abdominal que aparece com a TPM pode ser aliviado com os alimentos ricos em fibras. Colocar o intestino para trabalhar com a ajuda de alimentos ricos em fibras é uma excelente saída para diminuir o inchaço da barriga. Entre os alimentos ricos em fibras estão os legumes, as verduras e o pão integral. A sugestão é ao ir ao seu ginecologista, procure a indicação de um nutricionista.

Consulte um nutricionista

Nutrição para tpmAo consultar um nutricionista, a mulher que sofre com os efeitos da TPM, clique aqui, pode ser bem orientada para consumir uma dieta balanceada neste período.

Ainda há outros alimentos que podem ser utilizados no combate aos efeitos da TPM, como alimentos ricos em vitamina E, presentes em frutas como o morango e melancia.

Entretanto, a conclusão é que pedir uma dieta adequada para o combate a TPM é um método bastante eficaz no combate à síndrome.

 

Remédio para aliviar a TPM

Remedio pra tpm

Existem alguns suplementos que chegaram este ano ao mercado, muitos deles com a função de aliviar os sintomas da TPM de forma natural.

Em uma breve pesquisa você encontrará diversos remédios para tpm, o que não é tão atrativo são os valores praticados pelos fabricantes, porém muitos deles reduzem em até 90% os sintomas da TPM.

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