Submarino: algumas observações!

Acredito que todos conhecem o Submarino, uma das primeira redes de venda online de produtos na internet brasileira. Nela você possui uma livraria, Submarino Viagens, eletrônicos, eletrodomésticos, produtos de informática, brinquedos e muito mais.

Sou usuário do Submarino e o acesso com uma frequência mensal relevante. Às vezes para procurar informação e conteúdo sobre o que publicar em meus blogs, outras, para “buscar por melhores preços”. Na verdade, por opção mesmo, prefiro o Submarino ao Mercado Livre.

Aqui no blog tenho como domínio de preferência o endereços sem o famoso WWW; foi uma decisão pessoal, visto achar desnecessário o seu uso para acesso de sites web. Ora, antes digitar apenas o endereço submarino.com.br do que a somatória do www.

Durante alguns meses fiz um “pequeno estudo de caso” sobre como o Submarino trata esse questão, visto que de quando em quando, a chamada pelo endereço sem o www me levava ao 404

Ao que parece, essa semana o Submarino decidiu que esse tratamento fosse possível, com redirecionamento ao “www.submarino.com.br“, mas não em alguns subdomínios.

Nesse pequeno estudo, verifiquei que o submarino possui um “grande-freqüência” de interrupções de acesso, gerado, ao que parece, muito mais por “erros na plataforma” do que problemas com volume de acesso. É certo que minha análise se pauta em um olhar comum, visto não ser desenvolvedor e não ter dados técnicos, então, por ora, minha opinião é a de que:

Ao que parece, o desenvolvimento da sua plataforma, (em tecnologia ASP), não acompanhou a evolução do seu acesso. Não temos a mesma freqüência de inviabilidade de acesso que o Submarino apresenta hoje em comparação a outras plataformas de e-commerce; embora o seu Know How, sucesso e aceitação do usuário seja grande, me trás insatisfação ao receber de quando em quando mensagens de erro.

Já que o Estudo apontou alguns problemas, pelo costume de “falar e falar” do que “gostei ou não” nos sites que publico aqui, vou um pouco além

Vejo que uma remodelação na interface das páginas simples (páginas de compra do produto) poderia trazer uma maior usabilidade e aceitação do público e quem sabe maior conversão por acesso-venda.

Sempre fui a favor de que uma página web tenha a maior quantidade possível de informação em um espaço que evite cliques e cliques até se encontrar algo. Muitos cliques em poucos resultados torna enfadonho o uso de uma página

Abas de Descrição de Produtos no Submarino

Ora, aquelas abas de descrição do clientes do Submarino parecem tão escondidas que muito provável são poucos usadas pelos usuário, na verdade, vejo, nos diversos produtos no Submarino, que a aba de Opinião dos clientes não é bem usada. E mesmo se não a estivessem, as cores, muitas vezes claras, não ajuda no seu acesso.

Ícones de Compra e Muito espaço em branco

Outra questão que vejo é que os ícones para Compra e Carrinho do Submarino estão muito separados dos preços e produtos. Quando o usuário bate o olho na tela, às vezes esses ícones passam desapercebidos, isso ocorre quando este usuário possui um resolução de tela baixa.

Ora, é certo que uma grande parcela de usuário no Brasil adotam uma resolução 800×600; faça o teste você mesmo e veja o DESCONFORTO dessa visualização em um site não “dedicadamente” adaptado a estas questões.

Aproveite Também

Gostaria de ver no Submarino, à mão da compra de produtos, um espaço de produtos semelhantes. Em algumas seções isso já ocorre, embora com muita pouca frequência.

Ora, a categorização do Submarino está bem estruturada, com alguns “códigos” se poderia ter esse conceito de produtos relacionados em um espaço vazio da tela. Isso se poderia dar tanto por meio de fotos, teste ou foto texto juntos.

Esse quesito de itens relacionados poderia ser adaptado para melhor atender o cliente quanto à escolha da compra quando o Submarino faz sugestão de outros produtos.

Esse papel se daria como um “Compare Preços” dentro da própria plataforma.

No campo de Busca

Outra questão que encontro é a de que o “sistema de busca” do Submarino às vezes parece falhar. Nesse momento penso: ou digitei a palavra errada ou “o Submarino não tem o produto”.

Quando confiro, depois de um melhor procura, vejo que a palavra está certa e o Submarino possui o produto, ou seja, o seu algorítimo de busca deixou a desejar e pode ser melhorado.

Certa vez, a par disso, fiz uma procura pelo Google, (utilizando a palavra Submarino depois do termo procurado) e obtive um resultado mais satisfatório frente ao seu mecanismo de busca.

Exemplo que pode ser usado para essa prática no Google

  • site:www.submarino.com.br notebook due core
  • submarino notebook due core

Ainda no campo da busca, acredito que o Submarino poderia fazer sugestões de produtos, promoções ou afins depois de um resultado de busca com “Produto Não Encontrado”; ademais, quando não encontro um produto ali, o Submarino oferece um “parágrafo” muito extenso.

A equipe de redação do Submarino bem que poderia “sintetizar” o texto. Sei muito bem que em poucas palavras se poderia ter uma mensagem plenamente mais eficaz. Ressalto ainda que as letras estão bem pequenas e com a cor cinza, o que dificulta ainda mais a sua leitura.

A equipe de redação bem que poderia notar que cores assim em contraste com o todo da página dificulta a leitura do olho humano e cansa a vista, o que “intrinsecamente” pode causar aversão ao site.

Quanto a isso, primeiro eu não acho o produto, depois não me é dado algo como consolo (sugestão de produto) e ainda tenho que ler um texto grande muito em cor claro em tom de cinza.

Numa só loja virtual, 23 categorias, de livros a jogos, de câmeras a moda, de perfumes a relógios. Experimente você também a rapidez, a segurança e a comodidade de comprar aqui em poucos cliques. Submarino é uma loja online para compra de produtos por meio de pedido na Internet. Nela você terá uma livraria Submarino, Jogos, notebook, Câmeras, Eletrodomésticos, perfumes a relógios. boa Sorte com as pesquisas, com as compras e com a entrega!

Sugestões? Abraços!

One Response

  1. Henrique Pazin 17 de dezembro de 2018

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