Confira como funciona o e-mail

Mais de meio bilhões de pessoas possuem uma caixa de entrada de e-mail. Mas como um email chega ao seu destino? Explicaremos neste post a tecnologia básica, a estrutura de um email e os protocolos SMTP, POP e IMAP.

No Brasil um dos serviços de e-mail mais utilizados é o login hotmail.

Apesar de novas alternativas como mensagens instantâneas, o email tem se tornado cada vez mais popular. A empresa de pesquisa de mercado IDC prevê cerca de 36 bilhões de e-mails eram enviados por dia em 2005.

Em 2000, cerca de 505 milhões de pessoas em todo o mundo tinham uma caixa de entrada de e-mail e, em 2005, já existem 1,2 bilhão de caixas de correio eletrônicas.

O uso do e-mail no outono de 1971 teve um começo bastante espetacular. O técnico da BBN, Ray Tomlinson, enviou um e-mail entre dois computadores, que foram conectados via Arpanet na época.

Em busca de um sinal de pontuação não utilizado para correio eletrônico, ele descobriu o sinal @ e, assim, definiu o símbolo para uma nova era.

Outro marco na história do correio eletrônico foi estabelecido por Eric Allman na programação do software Sendmail em 1981. Pela primeira vez, foi possível enviar mensagens para várias redes simultaneamente usando um programa de correio.

O sucesso do e-mail em 1971 ainda não era previsível, a invenção de Tomlinson ganhou poucas manchetes. Hoje, o correio eletrônico é uma parte indispensável da vida cotidiana empresarial.

A comunicação por email é baseada em três protocolos: SMTP para envio e POP e IMAP para recebimento de mensagens. As especificações para cada protocolo são especificadas em um ou mais RFCs.

SMTP – Simple Mail Transfer Protocol

A tarefa do SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) é o transporte confiável e eficiente de mensagens.

O SMTP é independente do protocolo de rede, como regra, o TCP da Internet é usado.

A comunicação ocorre através da porta 25.

Pela troca de mensagens, os chamados Agentes de Transferência de Correio (MTA) são os responsáveis. O MTA mais popular é o Sendmail.

Os usuários geralmente não entram em contato com eles. Clientes de email, como Outlook e KMail, lidam com a transmissão de correio eletrônico de e para o Mail Transfer Agent.

Os MTAs usam caracteres ASCII simples para se comunicar. O cliente envia comandos para o servidor, que responde com um código numérico e uma sequência opcional.

No entanto, o Simple Mail Transfer Protocol tem uma grande desvantagem: depois de enviar um email, você não recebe mais informações sobre seu paradeiro.

As especificações pressupõem uma notificação do remetente, se um email não puder ser entregue. Como esse olhar não foi determinado.

Principalmente, esse é um email com uma mensagem de erro e o cabeçalho anexado da mensagem não entregue. Devido à falta de padrões, na prática, raramente é possível descobrir onde e por que ocorreram erros.

No entanto, o Simple Mail Transfer Protocol tem uma grande desvantagem: depois de enviar um email, você não recebe mais informações sobre seu paradeiro.

As especificações pressupõem uma notificação do remetente, se um email não puder ser entregue.

Como esse olhar não foi determinado. Principalmente, esse é um email com uma mensagem de erro e o cabeçalho anexado da mensagem não entregue. Devido à falta de padrões, na prática, raramente é possível descobrir onde e por que ocorreram erros.

Portanto, uma nova extensão SMTP para mensagens de erro padronizadas foi lançada. No entanto, atualmente apenas alguns servidores suportam a extensão, portanto isso não será discutido aqui.

As partes interessadas podem encontrar mais informações nas RFCs 1891 e 1894.

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